sábado, 31 de março de 2012

Gravidez 10 X 0 Vida


Voltando a nosso história...

Tivemos uma gravidez muito tranquila. Sem maiores intercorrências, enjoos, vontades, desejos. Inclusive até mesmo emagreci durante a gravidez.

Estava acima do peso quando engravidei. Nos primeiros meses perdi 4 kg e depois engordei mais uns 8kg. Ou seja, saldo total = 4kg ganhos durante a gestação.

Mudei radicalmente minha alimentação. Mesmo porque meu paladar ficou super seletivo e mesmo que eu quisesse eu não conseguia comer. Pasmem, eu não conseguia comer chocolate, sorvetes que não fossem de fruta. A natureza é sabia com quem se deixa levar por ela. Eu me deixei levar. Se não conseguia comer, não comia. Parei com os diets porque achava que o açúcar seria menos prejudicial do que o aspartame, ciclamato, essas coisas... Comia mais salada, menos fast food...Enfim, a gravidez me fez muito bem!

No entanto minha vida estava um verdadeiro caos. Eu costumava dizer que a gravidez era o meu porto seguro. A unica paz em meio a um mar de confusão.

Meu pai descobriu um cancer e teve que operar (praticamente 2 semanas antes do Tiago nascer). Mas como não sabiamos quando o Tiago ia nascer,  ficamos com medo que meu pai estivesse internado durante o nascimento dele, foram momentos de apreensão. Minha mãe teve que operar de catarata das duas vistas. Minha irmã estava com problemas pessoais. E o Marco, meu marido, perdeu o emprego. Eu já não trabalhava desde antes de engravidar... aí, formou a confusão.

Tiaguinho parece que veio realmente para acalmar o coração de todos e dizer:  "vcs precisam lutar, precisam viver, eu estou chegando e preciso de vcs"

Resumindo que com 34 semanas de gravidez eu ainda não tinha conversado seriamente com o médico sobre o tipo de parto, não tinha arrumado as roupinhas dele, não tinha nada. Foi me dando um desespero. Fiquei imaginando, eu indo pro hospital e minha mãe tendo que se virar sozinha para lavar e passar as roupas dele para levar correndo para o hospital. Coisas de mãe de primeira viagem.

Resolvi que era hora, antes tarde do que nunca, de tomar as rédeas da situação e parar de agir como maezinha, coitadinha, que não sabe nada. Eu sabia o que queria e tinha que deixar claro isso para o médico.
EU NÃO QUERIA CESÁREA. Eu tinha em mente de que sem uma equipe legal eu dificilmente teria um parto humanizado, mas naquele momento, de total caos, conseguir fugir de uma cesarea para mim já era lucro.

Contratei uma Doula. Carla Arruda, que apesar de mais nova, passou para mim segurança, experiência e força. Mas o obstetra se mostrou totalmente contra. Disse que para ele doula era coisa de gestante que tem seu filho sem assitência e que eu tinha uma ótima assistência. Para quem não sabe o que é para que serve uma doula, segue o link abaixo.

O que é e para que ser uma doula

Ele disse também que não se sentiria a vontade trabalhando com uma doula. E eu disse que eu fazia questão e que ela entraria comigo como acompanhante se fosse o caso, no lugar do Marco.

Nesse momento instaurou-se uma guerra fria. E essas são as piores. As mais letais.

O que se segue a partir desse momento é decisivo para todo o desfecho do nascimento e primeiras semanas de vida do Tiago. Não vou escrever aqui porque fiz um relato que está no site do Ishtar, grupo que eu frequentei durante anos antes de engravidar e durante a gravidez.

Segue o link para acessar o relato.


 Relato de Pós parto

Essa semana, dia 02, Tiago completa 1 ano. 1 ano de muitas vitórias! Quem conseguir ler o relato até o final poderá entender o porque de tantas vitórias.

No próximo post, uma carta especial escrita pelo vovô Salvador especialmente ao Tiaguinho, pelo seu primeiro aninho.



Um comentário:

  1. O que eu mais peço a Deus é que, qdo acontecer, eu tb tenha uma gravidez saudável, vc, a Tais, a Aline são modelos pra mim...
    Certamente o propósito de Deus pra sua vida é muito forte, não tenho dúvidas que Ele quer que vc enxergue a força que existe dentro de vc, e como vc é capaz de enfrentar todas as adiversidades...
    Força sempre minha amiga, e parabéns pelo maior presente que Deus te deu!!!

    ResponderExcluir