segunda-feira, 2 de abril de 2012

Carta para Tiaguinho




Querido TIAGO

Hoje é o dia do seu primeiro aniversário. Pena que você não sabe ler. Acontece que estamos tão ocupados em manter você feliz que nem percebemos que você já conseguiria aprender. Afinal, se você consegue entender aqueles grunhidos (nhanhanháááá, dududu, toizinhafofadupapa, telidinhodamamã, teteaconteceeeeu???, bebezuco, etc) que todos que te amamos fazemos para se comunicar com você, então você já está preparado para ler e compreender outras linguagens mais inteligentes.

Estou escrevendo isto para que um dia você leia. Mas é melhor explicar para seus pais que eles devem guardá-lo de outra forma e em outras mídias, pois ninguém mais sabe (só você) como será a comunicação do futuro. Você é do futuro, você sabe como será. Nós não sabemos.

A única coisa que eu posso garantir que você vai sentir no futuro é o AMOR daqueles que no presente estão resmungando coisas carinhosas perto de você. Eles vão dizer isto de outras maneiras, mais compreensíveis a todos os demais. O problema vai ser você compreender.

Sabe? Quando você vier a ler este escrito, eles estarão falando do amor deles por você de outras formas e em outros tons. Algo como:

- TIAGUINHO, TIRE A MÃO DAÍ! (Não sei do quê, pois sou do passado e no futuro você deverá aprender, com a ajuda deles, onde poderá por a mão). E não adianta tentar enganar como você fez outro dia, pois sua mãe disse: “Não ponha mais o dedo aí” e você não colocou mais o dedo, mas pegou um brinquedinho para apertar onde queria “sem usar o dedo”. Espertinho, heim!? 

- NÃO SENHOR TIAGO LIMA FREGONEZI, NÃO PODE COMER SOBREMESA ANTES DO ALMOÇO! (Espero que ainda tenha sobremesa e almoço no seu futuro, principalmente, aquelas coisas deliciosas que sua mãe faz e que vão substituir com vantagens estas papinhas que insistem em dar para você. E você, bobinho, come toda esta gororoba e ainda chora quando acaba. Você não sabe o que te espera, mas garanto que serão “beijos, abraços e muito chocolate”. A propósito, comece logo a recusar e a exigir coisas mais deliciosas, pois sua mãe, aprendendo com a sua avó como está, será uma cozinheira de mão-cheia.)

- TIAAAAAAAAAAAAAAGOOOOOOOO, JÁ ESCOVOU OS DENTES? (Muita coisa vai mudar, mas acho que quanto às dentições é melhor você cuidar da primeira e da segunda, pois, como dizia sua trisavó Rosalina: “A primeira Deus dá, a segunda também, mas, a terceira tem que comprar”)

-  TIAGO, NÃO VOU FALAR MAIS. JÁ FEZ O DEVER DE CASA? (Você vai ter deveres e muitos deles serão chatos, mas, os seus pais sabem o que é necessário,  pois foram ótimos estudantes. Sabia que seu pai fez doutorado em engenharia na UNICAMP com um trabalho que vai demorar um pouco para você entender? Sabia que sua mãe foi a sexta colocada no vestibular da UEL, um dos mais concorridos no país? Eles fizeram o dever de casa deles, você também deverá fazer o seu)

TIAGO, PELA ÚLTIMA VEZ, DESLIGUE O MULTIMEDIACONVERGENTE! (eu nem sei o que será isto, mas deve ser um equipamento no qual estarão reunidos os vários aparelhos atuais como computador, hometheater, TV, torradeira, secador, chapinha, lavadora, videogame,  ipad, etc. Talvez seu pai guarde alguns deles para você conhecer ou leve você num museu para conhecer a tecnologia dos anos 2000. Você vai achar um absurdo, um atraso de vida, um aparelho que exigia apertar vários botões. Talvez você venha a usar a mente para ligar, operar e desligar. Mas, cuidado, lembre-se que eles serão interativos e você deverá ficar muito esperto quando os aparelhos quiserem “ligar, operar e desligar” você.)

Bom.  Vou ficando por aqui, para que você não pense que nós, os do passado,  somos uns falastrões. Sei que você já entendeu que vai mudar a maneira de comunicar, mas nós, e especialmente seus pais, sempre amaremos você. E muitos outros (e várias “outras”) também. 

Esta carta é muito parecida com  um e-mail que mandamos no primeiro aniversário da Elisa, filha da Lidiane e do Lizandro,  que são muito amigos da sua mãe. Naqueles dias a sua mãe estava esperando por você (ainda nem sabia se seria Tiago ou Raquel), mas todos esperavam que você tivesse amiguinhos como a Elisa, pois é bom ter amigos: feliz quem os teve, bem servido que os tem e esperançoso quem os terá). Assim desejo um futuro cheio de amigos e, por favor, nos inclua na sua rede social.

Dos seus, vó Hieda & vô Salvador (pessoas do passado, que melhoraram suas esperanças sobre o futuro desde que você chegou)


Um comentário:

  1. Obrigada Pá por ter escrito esse texto.
    Ele será entregue ao Tiaguinho quando ele souber ler. E quando ele entender posso ler pra ele também.
    bjs
    Lina (mãe do Tiaguinho)

    ResponderExcluir