quinta-feira, 29 de março de 2012

Campanha do Frutaço

Realmente, alguém ou algo está me boicotando. Nunca, em meses, tive tanto dificuldade de acesso a internet como desde que resolver reativar o meu blog.
Mas vamos lá...
Vou dar uma pausa da história de nossas vidas antes da chegada do Tiaguinho para uma mensagem importante.
Agora, nessa época de Páscoa, é triste ver crianças já sendo ensinadas a viver o consumismo desenfreado e desproposital. O mesmo que acontece no dia das crianças, natal, etc...
Mas nessa época, há um fator ainda mais prejudicial. A saúde física é prejudicada com o consumo excessivo de chocolates.
Então, algumas mães resolveram lançar a  Campanha do Frutaço (em alusão a campanha do Mamaço, que houve no ano de 2011 por todo o Brasil, para incentivar a mães a amamentarem, a qualquer hora e em qualquer lugar).
Tiaguinho e eu, apoiamos essa campanha. Mamãe é meio sem vergonha e ainda não aderiu totalmente as frutas mas Tiaguinho sim.


Esse é o Tiaguinho, devorando sua bananinha.

Tiaguinho, alimentação 100% natural, não come papinhas industrializadas, ama frutas e nunca colocou doce na boca. Vê as pessoas comendo doces e chocolates, e ao contrário do que se pensa, não sente vontade de comer, sente vontade de brincar daquela brincadeira, afinal, para criança, comer, é brincar, é um momento junto com alguém (pai, mãe, vó...)

Lembre-se: não se deve dar chocolate a crianças menores de 1 ano, e se for dar, após essa idade, dê em pequenas quantidades. Evite doces, refrigerantes e bolachas doces.
Até dois anos as papilas gustativas ainda não estão totalmente ativas, então a criança está conhecendo os sabores, ela não vai sentir falta de algo que nunca comeu. E dê o exemplo, afinal, as crianças aprendem mais vendo do que ouvindo.


Me lembro quando éramos crianças, meus irmãos e eu. Meus pais compravam um sacão de Sonho de Valsa e dividiam entre os 3. Com isso aprendíamos que ovo de Páscoa é máquina de fazer dinheiro, com menos dinheiro podíamos comer muito mais chocolate, e aprendíamos a comer com moderação, porque se comessemos tudo no mesmo dia, ficaríamos sem chocolates para as próximas semanas. Então, aqueles bombons duravam muito!

Imaginem hoje em dia, você chegar no colégio e dizer que não ganhou na Páscoa o Ovo do Ben 10 ou o ovo de colher Sufflair, mas sim uns 10 ou 15 sonhos de Valsa. Exclusão total! Mas acho que esse tipo de educação precisa vir de casa e os pais precisam parar de incentivar em seus filhos o consumismo e os maus hábitos alimentares. 


Na época dos meus pais, em algumas cidades, o Bis, era vendido por unidade em bares. Hoje esse tipo de coisa é inconcebível, por um lado a abertura política e o crescimento economico nos trouxe mais conforto, tecnologia, avanço, mas por outro nos transformou em consumidores descontrolados. Como era bom comer Bis antigamente. Alguns dizem: "era mais gostoso". E eu digo: não, era igual! A diferença é que tudo era supresa, tudo era conquistado, tudo era dividido entre os irmãos. Hoje cada criança da família ganha um ovo do pai, outro da mãe, outro da vó, outro da madrinha, outro da tia, etc, etc...Cadê a graça. Lá por maio, junho, ainda tem chocolate, e esse chocolate vai ficando no armário. De repente, ele ficou ruim. Acabou a validade? Não, perdeu a graça!

Não quero criar o Tiago em uma redoma de vidro, como se no mundo não existissem doces, chocolates, Mc Donalds, até porque eu não sou nenhuma vegana e nem sou exemplo. Mas quero na medida do possível, criar nele, bons hábitos, tanto alimentares quando na vida também. Nessa Páscoa Tiaguinho trocará os chocolates por frutinhas. Na próxima, provavelmente ele já estará na escola e ficará mais difícil, porém ele terá aprendido que fruta é bom também e que não precisar ser ovo, pra ser chocolate. Pode ser barra, pode ser bombom, enfim, pode ser mais barato, sem que você se sinta roubado, enganado. E também, não precisa ser muito. Pode ser um pouco, pode ser o suficiente.

Então nessa Páscoa, lembre-se do verdadeiro sentido do feriado: Relembrar os sacrifícios de Jesus por nós e celebrar a  Sua Ressureição! 

E para as crianças, adultos, etc, etc...

 

2 comentários:

  1. Marco Aurélio Seluque Fregonezi29 de março de 2012 às 12:32

    Após a geração Neston, da qual fizemos parte, damos boas vindas à geração Saúde.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei lindo ese post!!! Concordo em gênero, grau e número!!! E nunca tive dúvidas que o Tiago teria todo esse cuidado e atenção da mamãe dele... garotinho de sorte... ;)
    Nessa minha nova fase, eu tenho relfetido bastante sobre essa questão de como educar um filho, e tb não concordo com a banalização e a comercialização de datas comemorativas... e também não tenho a menor sombra de dúvidas que os hábitos implantados nas crianças desde sua primeira infância são determinantes para a vida adulta, principalmente essa relação "afetiva" que muitas vezes estimulamos com a comida - "... se COMER TUDO mamãe fica feliz...", "... se fizer bonitinho, GANHA UM DOCE...", e por aí vai...
    Vc está no caminho certo.. PARABÉNS!!! Deus continue abençoando vcs infinitamente!!!
    Bjussss

    ResponderExcluir